Terra Brasileira
Brasil Folclórico
folclore
modus Transporte
artesanato culinária
literatura Contos lendas mitos
música danças religiosidade tipos ofícios contatos
Loja

ORIGENS
INFLUÊNCIAS
Espanhóis
Árabes
Franceses
Holandeses
Ingleses
Judeus
Italianos
Alemães
Japoneses
Chineses
Indianos
Coreanos
Gregos
Estadunidenses


Espanhóis

Portugal permaneceu sob a tutela da Espanha durante mais de meio século (1580-1640), embora a administração do Brasil permanecesse inteiramente portuguesa. Na áreas de fronteira essas influências operaram em larga escala, como podemos observar nas danças e na indumentária folclórica gaúcha, que lembram o "flamenco" espanhol e as roupas da Andaluzia. Houve ainda grande imigração até os nossos dias.
No Rio Grande do Sul, a influência espanhola estendeu-se até à língua falada; o castelhano infiltrou-se no falar português da região. Através do gaúcho, transparecem as influências espanholas, traduzidas nas atitudes cavalheirescas e no espírito bravio, nos usos ligados a atividades de campanha, no papel essencial do cavalo, no vestuário com o sombreiro, no lenço no pescoço, na bombacha, no poncho e na alimentação baseada no churrasco e no chimarrão. No resto do Brasil, sua influência aparece no folclore do Nordeste, no fandango, nas cavalhadas, no uso do pandeiro e de castanholas.

Ana Cristina Bock Marzagão - Escola de Dança Flamenca Ana Esmeralda
Jardim Paulista - São Paulo - SP  - Etnia Espanhola. Foto: Marilu Martins
Os espanhóis ocupam o terceiro lugar na porcentagem de imigrantes que vieram para o Brasil, superados apenas pelos portugueses e italianos.
A presença espanhola em terras brasileiras é muito antiga, sendo um de seus representantes de grande importância para a História de São Paulo, o jesuíta José de Anchieta que em 1554 contribuiu para a fundação da cidade.
O período de união de Portugal e Espanha entre 1580 e 1640 trouxe para o Brasil famílias que se tornariam “quatrocentonas”.
Em 1641, um dos representantes da colônia espanhola, Amador Bueno, só não foi aclamado “Rei de São Paulo” porque se recusou a aceitar o título.
Entre as levas de imigrantes há aqueles que vieram entre o final do século XIX e 1930, para a lavoura do café, outras ondas se sucederam entre 1950 e 1964, principalmente como mão-de-obra especializada para a indústria nascente e a siderurgia.

Fontes : Projeto Caixa Populi: Etnias / Wladimir Catanzaro - São Paulo: Caixa Econômica Federal, 1999.
Tachos e panela: historiografia da alimentação brasileira / Claudia Lima. - 2ª edição - Recife: Ed. da Autora, 1999
Folclore Brasileiro / Nilza B. Megale- Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
Gif animado da Animation factory

Influência Estrangeira
Espanhóis
Árabes

Deixe seu comentário: Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter