Terra Brasileira
Brasil Folclórico
folclore
modus Transporte
artesanato culinária
literatura Contos lendas mitos
música danças religiosidade tipos ofícios contatos
Loja

Culinária
Origens
Refeições diárias
Região Norte
Região Nordeste
Região Centro-oeste
Região Sudeste
-Cozinha Paulista
-Cozinha Carioca
-Cozinha Mineira
-Cozinha Capixaba
Região Sul

Culinária de São Paulo
A culinária paulista apresenta contribuições de, praticamente, todos os povos que para cá vieram, além das comidas típicas de outras regiões brasileiras.
Alguns pratos típicos da cozinha paulistana foram tranformados pela influências das diversa culturas tanto nacionais quanto estrangeiras, por exemplo: a farofa que se faz com farinha de mandioca , azeite-de-dendê baiano e a linguiça calabresa.

A contribuição da cozinha italiana, potuguesa, síria e espanhola, da francesa, a que se podem juntar algumas outras já um tanto exóticas (chinesa, húngara, japonesa, russa, etc.) faz-se sentir sob muitos aspectos, inclusive o puramente turístico.
O frango assado, ou alho-e-óleo, os miúdos de frango, o spaghetti, a sardela, o pão toscano, a polenta frita, a linguiça calabresa seca ou crua, iguarias fortes e reconfortantes, os vinhos, têm seu ponto alto nas cantinas do velho Bexiga.
Pizza
Pizza

Virado à Paulista

Leve ao fogo uma panela com 200 g de toicinho defumado em pedaços.
Quando fritar, retire os torresmos e naquela gordura doure 1 cebola picada e 2 dentes de alho picados bem miúdo. Junte então cebola verde, um molho picadinho e ½ kg de feijão-mulatinho cozido. Mexa bem, para tomar gosto, e junte ½ xícara de caldo do mesmo feijão-mulatinho, de preferência paulista.
Quando estiver quase seco, tire do fogo e vá mexendo, com farinha.
Aqui, os paulistas mais tradicionais exigem farinha de milho. Os outros fazem mesmo com farinha de mandioca. De qualquer modo, não deixe o virado ficar seco: o autêntico é úmido e deve ser servido com os torresmos por cima e arroz bem branco.
Depois, muito depois, vieram as linguiças, ovos estrelados e até couve à mineira. Esta, principalmente, para desgosto dos tradicionalistas.

da Cozinha Árabe
Quibe Cru

Passe na máquina de moer 200 g de carne sem gordura, junto com um galhinho de hortelã, sal e pimenta a gosto.
Lave 100 g de trigo para quibe, escorra a água e deixe meio úmido, descansando durante 10 minutos. Leve tudo novamente à máquina de moer, moendo junto e bem moído.
Faça os bolinhos de carne com a mão e sirva com rodelas de cebola.
Muita gente não dispensa suco de limão para temperar.

da Cozinha Portuguesa
Caldeirada de Peixe

Coloque ¾ de xícaras de óleo numa panela e aqueça sobre fogo lento.
Quando estiver quente, junte 6 cebolas grandes e cortadas. Quando elas estiverem macias, adicione 6 grandes tomates descascados e sem sementes, 1 maço de salsinha picada, sal e pimenta a gosto. Deixe cozinhar, lentamente, durante 15 minutos. Coloque uma camada de peixe cortado, uma de batata cortada em rodelas e mais peixe, sendo que o peixe deve ser variado: linguado, pescada, namorado, robalo;
Camarão também é permitido. Para 1 ½ kg de peixe, 6 batatas grandes. Quando o peixe e a batata estiverem cozidos, sirva na própria panela, sobre fatias de torradas.
(Dá para 6 pessoas.)

da Cozinha Italiana
Massa Básica de Pizza

Peneire 2 ½ xícaras de farinha de trigo numa vasilha grande.
Dissolva 1 pacotinho de fermento para pão em xícara de água morna.
Salpique 1 colher (de chá) de açúcar. Deixe descansar em lugar protegido durante 5 minutos até que o fermento come a espumar.
Faça uma depressão no meio da farinha e junte a mistura de fermento. Tempere com uma pitada de sal. Bata até obter uma massa mole.
Coloque um punhado de farinha de trigo sobre a tábua e amasse a massa sobre essa tábua, acrescentando mais farinha, se for preciso, até que a massa fique lisa e elástica.
Coloque a massa numa vasilha salpicada de farinha e pré-aquecida, deixando crescer em lugar protegido, durante aproximadamente 1 ½ hora (ou até que a massa tenha dobrado o seu volume).
Divida a massa em 2 bolas, amassando-as novamente. Coloque as 2 bolas em vasilhas separadas e salpicadas de farinha. Cubra e deixe crescer novamente, até que dobrem de volume. Coloque sobre uma superfície polvilhada de farinha e abra cada pedaço até obter um círculo de 25 centímetros de diâmetro. Coloque na forma de pizza, fure com o garfo, pincele com óleo morno. Por cima vai, por exemplo, segundo os napolitanos:



massa de pizza

Cobertura de Pizza

Cubra a massa com fatias de queijo mozzarella.
Misture 6 tomates descascados e bem picados com sal, pimenta, ½ colher (de chá) de orégano e 1 colher (de sopa) de óleo.
Coloque a mistura sobre o queijo. Espalhe filés de anchovas por cima.
Salpique com ½ xícara de queijo tipo provolone ralado.
Arrume novas fatias de mozzarella por cima. Salpique com ¼ de xícara de queijo ralado tipo parmesão. Asse em forno quente durante 15 minutos. Abaixe o fogo e asse por mais 10 minutos, até que a pizza esteja dourada e o queijo derretido.
Sirva bem quente.
Pizza

da Cozinha Espanhola

Paella


PaellaAqueça ¼ de xícara de azeite fino.
Frite 1 frango de 1 ½ kg (mais ou menos) em pedaços, até dourar.
Junte 2 cebolas grandes, descascadas e cortadas, e 2 dentes de alho bem picados. Frite até que fiquem macios. Acrescente 1 kg de tomates descascados, 1 colher (de chá) de sal, tampe a panela e cozinhe lentamente, por ½ hora.
Misture ½ colher (de chá) de açafrão com ¼ de xícara de água fervente. Junte ao frango, com 1 xícara de arroz cru bem lavado e escorrido, mais ½ colher (de chá) de orégão e 2 colheres (de chá) de sal. Mexa bem, tampe, cozinhe sobre o fogo lento durante 25 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione ½ kg de camarão cru, limpo, 12 mariscos com as cascas bem escovadas e cozinhe por mais 10 minutos, até que o camarão esteja cozido e os mariscos abertos.
Mexa o arroz de vez em quando. Arrume tudo numa travessa grande.




da Cozinha Francesa

Sopa de Cebola

Numa panela cozinhe 3 cebolas grandes, cortadas bem fino, em 2 colheres (de sopa) de manteiga, até dourar ligeiramente.
Salpique com 1 colher (de sopa) de farinha de trigo e cozinhe em fogo lento, com cuidado para dourar sem escurecer.
Junte 2 xícaras de caldo de carne e 4 xícaras de água. Deixe levantar fervura, mexendo sem parar com uma colher de pau.
Abaixe o fogo e cozinhe lentamente durante 20 minutos, sem tampar. Junte ¼ de xícara de leite fervido.
Coloque em cumbucas individuais, com cebola crua e picada no fundo. Torradas finas por cima, e muito queijo parmesão relado. Tempere com sal e pimenta a gosto e leve ao forno para gratinar.

da Cozinha Alemã
Sauerbraten

Faça um molho com ½ xícara de vinagre, ½ xícara de água, 1 cebola cortada, sal e pimenta a gosto, 1 folha de louro, 1 dente de alho.
Cozinhe tudo durante uns 10 minutos.
Ponha 740 g de filé mignon no molho e deixe na geladeira 2 ou 3 dias.
Depois escorra e reserve o molho.
Doure a carne em 2 colheres (de sopa) de gordura quente.
Junte um osso com tutano, 1 cebola grande, 1 tomate, ½ xícara de vinha-d’alhos. Tampe a panela e cozinhe lentamente durante 1 hora. (Junte mais água se for necessário.)
Coloque a carne na vinha-d’alhos restante, virando-a sempre, para que fique bem coberta. Corte em fatias e arrume numa travessa aquecida. Para o molho final, misture 1 colher (de sopa) de farinha de trigo com o molho que ficou na panela; junte a vinha-d’alhos restante e mexa até que engrosse.
Tempere a gosto, com suco de limão ou vinagre, uma pitada de açúcar, sal, um pouco de manteiga fresca, 1 colher (de sopa) de creme de leite ou vinho. Coe e despeje sobre a carne.


da Cozinha Húngara

Gulyas

Frite 2 fatias de bacon numa panela.
Junte 6 cebolas picadas e deixe cozinhar em fogo baixo, até dourar.
Junte 2 kg de alcatra partida em quadrados e mexa bem até que ela perca a cor vermelha.
Junte agora 3 colheres (de sopa) de páprica e deixe cozinhar lentamente.
Se secar muito, junte água quente (ou caldo de carne, também quente).
Junte 2 pimentões verdes picados (não muito fino) e cozinhe até que a carne esteja macia e o molho bem grosso.

da Cozinha Chinesa
Ju Har Kow (camarão empanado)

Salpique ½ quilo de camarão cru, descascado e limpo, com 1 colher (de chá) de glutamato de monossódio e respingue com 2 colheres (de chá) de suco de limão.
Bata junto 2 ovos, 4 colheres (de sopa) de farinha de trigo, ½ colher (de chá) de sal e uma pitada de pimenta.
Mergulhe o camarão na mistura. Frite em bastante óleo quente durante 5 minutos ou até estarem dourados.
Misture 1 colher (de sopa) de molho de soja, uma pitada de gengibre em pó, 2 colheres (de sopa) de catchup, bem misturados.
Sirva o camarão com o molho.

da Cozinha Israelense
Fígado de Galinha Picado

Lave bem ½ kg de fígado de galinha.
Aqueça 2 colheres (de sopa) de gordura de galinha numa frigideira; doure 2 cebolas picadas. Retire as cebolas doure, na mesma frigideira, os fígados, durante 10 minutos.
Passe a cebola, os fígados e 3 gemas cozidas, duras, pela máquina de moer. Ou pique bem fino. Tempere a gosto, com sal e pimenta, mais 2 colheres (de sopa) de gordura de galinha.
Sirva frio sobre bolachas salgadas ou sobre folhas tenras de alface.

da Cozinha Japonesa
Tempurá de Camarão

Bata 1 ovo. Misture ½ xícara de água. Junte 1 ½ xícara de farinha de trigo peneirada. Misture levemente.
Mergulhe o camarão na mistura. Frite em bastante óleo até dourar dos dois lados.
Deixe escorrer sobre papel absorvente.
Misture ¼ de xícara de molho de soja, 1 colher (de chá) de açúcar, 1 pitada de sal, 1 colher (de chá) de glutamato de monossódio e ¼ de xícara de água, para fazer o molho.
Deixe levantar fervura. Sirva o camarão com o molho quente.

Fontes : Antologia da Alimentação no Brasil / Luís da Câmara Cascudo. - Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977.
A Cozinha Brasileira - São Paulo: Circulo do Livro S.A. (Edição integral Revista Cláudia - Editora Abril Ltda), sem data.
Gifs animados da AnimationFactory


Pizza
Deixe seu comentário: Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter