Terra Brasileira
Brasil Folclórico
folclore
modus Transporte
artesanato culinária
literatura Contos lendas mitos
música danças religiosidade tipos ofícios contatos
Loja
Modus
O Nascimento
A infancia
Jogos e Brinquedos
O Jovem
O Casamento
-Corrida do Anel
-Significado
-História
O Habitar
Direção do lar
O Adulto
O Idoso
A Morte
Sabedoria Popular
Crendice


O Significado do Casamento

O cenário está pronto, as personagens e testemunhas a postos. No cartório, sinagoga ou igreja, em atendimento às leis de Deus ou dos homens, um homem e uma mulher dão o grande passo. “Unidos para sempre, até que a morte (ou qualquer outro incidente menos grave) os separe. Música, lágrimas e votos de felicidades. 

O casamento é uma instituição universal, existente sob diversas formas, em todas as culturas e períodos da história humana. 

O amor romântico é um assunto essencialmente pessoal, um jogo que admite apenas dois parceiros, num mundo todo deles. O casamento, entretanto, é outra coisa. Antes de mais nada, é um contrato celebrado entre duas famílias, criando laços que são fundamentais para a manutenção da própria sociedade. Em certo sentido, não são só os noivos, mas também suas famílias que se “casam”. 

Alguns jovens optam por morarem juntos sem oficializarem o casamento.

O Chá de cozinha

O Chá de cozinha ou Chá de panela é uma reunião das amigas da noiva, realizada mais ou menos um mês antes do casamento. É uma forma divertida de reunir as amigas e colegas, que oferecem presentes simples, pequenos utensílios de cozinha: abridores, jogos de condimentos, lixeira, potes, etc.
Neste encontro são feitas algumas brincadeiras como, a noiva deve adivinhar quem enviou o presente, ou qual o utensílio está dentro do pacote, se errar deverá receber algum castigo, por exemplo: tirar uma peça de roupa que estiver usando.

Noiva

Chá bar 

É uma versão do chá de cozinha, só que neste caso os homens também são convidados.
Reunião dos amigos dos noivos, os homens trazem as bebidas e as mulheres as comidas. E também são feitas algumas brincadeiras com os noivos.

Despedida de solteiro

É preparada pelos amigos do noivo. Aí pode acontecer as mais inusitadas situações dependendo do humor e malandragem destes amigos. O mais comum é um encontro num bar para bebedeira, que no final o noivo pode sair completamente bêbado, mas não necessariamente.

Os convites 

Os convites de casamento que estamos habituados a ver obedecem a uma fórmula mais ou menos invariável:

“José da Silva e senhora      e      João dos Santos e senhora
 anunciam o casamento de seus filhos
Carlos      e      Maria”

Esse costume tradicional já serve para indicar a participação das famílias do noivo da noiva no acontecimento. Por maior que seja a afinidade entre os dois principais interessados, a cerimônia não é um assunto exclusivamente deles. Envolve pais, parentes, amigos e um membro representante da sociedade – sacerdote ou funcionário do Estado.

Os presentes

Uma forma praticamente universal de participação dos parentes e amigos dos noivos no casamento é a oferta de presentes. Cada cultura define a seu modo quais pessoas que devem presentear, e com o quê. Entre nós, o jovem casal recebe objetos para compor o equipamento da casa, demonstrando-se assim o interesse da sociedade na união.

Os requisitos

Para os casamentos monogâmicos, homem e mulher devem ser solteiros, e ambos devem concordar com a união, embora em algumas comunidades islâmicas e hindus possam dispensar o consentimento da jovem.
Em muitas sociedades, os parentes dos noivos devem aprovar a união, e é comum que os arranjos para o casamento e todas as combinações financeiras a favor das partes contratantes sejam iniciados pelos parentes.
Quase sempre existem normas legais ou costumes que destinam a dar publicidade ao casamento e a registrar os arranjos contratuais: a publicação dos proclamas e editais, especificações de residência e a presença de testemunhas formais na cerimônia. Todo esse controle revela a importância primordial que a sociedade atribui à instituição.

Símbolos

A festa de casamento é um ritual de júbilo que aparece em todas as culturas.

A distribuição de símbolos de fertilidade ou prosperidade – o confete ou arroz na tradição cristã, tâmaras ou doces em algumas comunidades judaicas – é outro costume comum.
A presença de damas de honra e padrinhos na cerimônia é uma tradição antiga e difundida.
O uso das alianças é um pacto entre um casal que se ama e que se propõe a uma vida em comum dentro de certas regras e valores. E usa-se a aliança no dedo anular da mão esquerda, porque acredita-se que neste dedo exista uma veia ligada diretamente ao coração.
O vestido da noiva deve ser branco significando a pureza.
O noivo não deve ver o vestido da noiva antes da cerimônia para não atrair azar.
O buquê de flores de laranjeira significa fertilidade.
Jogar o buquê, depois da cerimônia, de costas para as amigas solteiras: aquela que pegar será a próxima a se casar.

As Bodas do Casamento

1 ano Bodas de Papel 2 anos Bodas de Algodão
3 anos Bodas de Couro 4 anos Bodas de Linho
5 anos Bodas de Madeira 6 anos Bodas de Ferro
7 anos Bodas de Lã 8 anos Bodas de Cobre
9 anos Bodas de Cerâmica 10 anos Bodas de Estanho
11 anos Bodas de Aço 12 anos Bodas de Seda
13 anos Bodas de Renda 14 anos Bodas de Marfim
15 anos Bodas de Cristal 20 anos Bodas de Porcelana
25 anos Bodas de Prata 30 anos Bodas de Pérola
35 anos Bodas de Coral 40 anos Bodas de Esmeralda
45 anos Bodas de Rubi 50 anos
Bodas de Ouro
60 anos Bodas de Diamante 75 anos Bodas de Brilhante

As Bodas mais comemoradas são as de 25 anos de casamento (Prata) e de 50 anos (Ouro)..

Fonte : O significado do casamento in Livro da Vida, Vol 1 - São Paulo: Abril S.A. Cultural e Industrial, 1974.
Gif animado da Animationfactory


Volta ao Topo
Deixe seu comentário: Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter