Terra Brasileira
Brasil Folclórico
folclore
modus Transporte
artesanato culinária
literatura Contos lendas mitos
música danças religiosidade tipos ofícios contatos
Loja
Modus
 O Nascimento
 A infância
 Jogos e Brinquedos
 O Jovem
 O Casamento
 O Habitar
-Habitação indígena
-Casa do Agregado
-Casas de Madeira
-Casa do Praiano
-Favelas
-Flutuantes
-Mocambos
-Tapera
 Direção do lar
 O Adulto
 O Idoso
 A Morte
 Sabedoria Popular
 Crendice


Flutuantes
Flutuantes
Flutuantes - Ilustração de Barboza Leite
"Flutuantes são casas rudimentares de madeira sobre balsas, encontradas nos rios e igarapés que circundam a cidade de Manaus. Uma forte concentração desses tipos de habitação na área descrita chega a constituir uma das características de Manaus. 
O material utilizado na construção dos mesmos é extremamente grosseiro, geralmente da madeira adquirida nas serrarias locais. Grossas taras de madeira branca, justamente as mais baratas e menos resistentes e algumas palhas são o suficiente para a "construção" de sua nova morada.

Inicialmente o flutuante tinha apenas a função residencial, tanto para os caboclos da região, como para os nordestinos que chegavam à cidade de Manaus, não dispondo de meios para o aluguel de uma casa em terra firme. Hoje encontram se, inclusive, elementos estrangeiros, como por exemplo, japoneses ligados a outros interesses.
 
Deste modo, nas áreas adjacentes a Manaus, foram proliferando rapidamente tais tipos residenciais que, grupadas umas ao lado das outras, formam verdadeira aglomeração, que justifica a denominação de "Cidade Flutuante" e corresponde, de certo modo, às favelas de outras cidades brasileiras.

Com esse aglutinamento surge uma nova função do flutuante   a casa comercial   que, não só atende às necessidades da numerosa população aí instalada, como também aos colonos que, em suas montarias e embarcações de maior calado, por aí passam diariamente.

Nos flutuantes as condições higiênicas são precaríssimas, não se encontrando o mínimo condizente à condição humana. As instalações sanitárias são inexistentes; a água utilizada para alimentação, banho, etc., é também a mesma onde são lançados todos os detritos. Em consequência o estado de subnutrição e de doenças é uma constante na vida destas populações, sendo a infantil a mais prejudicada.
Aí os problemas sociais são mais profundos, pois que sua população compreende a camada mais pobre da cidade.

Apesar de todos esses inconvenientes, tais áreas são muito procuradas, pois além de ficarem dentro da própria cidade, dada à proximidade do local de trabalho para muitos e devida à ausência de impostos transformando os em proprietários, já que os espaços fluviais continuam sendo áreas sem dono."


Fonte : Flutuantes / Írio Barbosa da Costa in Tipos e Aspectos do Brasil. - Departamento de Documentação e Divulgação Geográfica e Cartográfica / Instituto Brasileiro de Geografia / Fundação IBGE. - Rio de Janeiro, 1970


Habitação

Deixe seu comentário: Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter