Terra Brasileira
Brasil Folclórico
folclore
modus Transporte
artesanato culinária
literatura Contos lendas mitos
música danças religiosidade tipos ofícios contatos
Loja

Livro de Contos
de Encantamento
de Exemplo
de animais - Fábulas
Religiosos
Etiológicos

-A Formiga, a Cigarra e a Abelha

-Porque o Avestruz choca os ovos

-Porque os Galos cantam de Madrugada
A Lenda das Miosótis
Acumulativos
Adivinhação
Anedotas
Causos

Porque o Avestruz choca os ovos

No tempo em que somente os bichos povoavam a terra, as funções que hoje são desempenhadas pelos homens eram desempenhadas pelos bichos.
O Jaguar, por ser muito valente, era o delegado de polícia; o Quero-quero era sentinela, o João-de-Barro era construtor de casas e assim por diante.
O Avestruz, por ter as pernas compridas e ser muito rápido, era carteiro. Sim carteiro. Lá ia ele, de ranchinho em ranchinho, levando cartas.
Certa ocasião, a mulher do Avetruz estava chocando ovos, dos quais nasceram uns avestruzinhos muito bonitinhos. Mas a mulher do Avestruz adoeceu.
Então, o marido foi à venda do Capincho, buscar remédio para a mulher que não podia sair de casa, pois precisava estar chocando os ovos.
Na venda, que era um ambiente de gente meio vagabunda, estavam festejando a chegada de um Tangará muito cantador, tocador de viola, que tinha vindo de Cima da Serra.
A festa se animou quando o Tangará começou a trovar em desafio com o Anu, que era também muito cantador.
O Avestruz – que tinha ido lá somente para buscar o remédio para a mulher – começou a se entusiasmar com a festa, bebeu cachaça, se embebedou, só acordou no dia seguinte, quando o sol já estava alto.
Só então se lembrou da mulher. Comprou o remédio e voltou depressa, o quanto a perna dava.

Porque o Avestruz choca os ovos
Mas quando chegou à casa a mulher tinha morrido. Louco de remorso, o Avestruz pôs-se sobre os ovos para terminar de chocá-los. Um tempo depois, nasceram os filhotes, mas piando muito tristes, porque não tinham mãe, eram guaxos.
E desde aí – para que se lembrem dos deveres de família – os avestruzes passaram a chocar os ovos, isto é, o macho é que choca e não a fêmea. É a mesma coisa que se, num galinheiro, o galo fosse para o chôco e a galinha ficasse cantando: co-co-ro-có.

... para que se lembrem dos deveres de família


Guaxo: termo regional do Rio Grande do Sul; Animal que foi ou está sendo criado sem o leite materno. Por estensão, diz-se também da criança que não tem mãe ou dela foi separada na idade de amamentação; o ovo que o avestruz põe fora do ninho e o que os outros pássaros põe em ninho alheio; o pé de milho ou feijão, que nascem à toa, sem os cuidados da capina.

Fonte : Comunicação de Barbosa Lessa, Rio Grande do Sul in Antologia Ilustrada do Folclore Brasileiro: Estórias e Lendas do Rio Grande do Sul / Seleção e introdução de Barbosa Lessa. - São Paulo: Ed. Edgraf, 1960.
Ilustração: Edgar Koetz


Volta ao Topo

Deixe seu comentário: Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter