Terra Brasileira
Brasil Folclórico
folclore
modus Transporte
artesanato culinária
literatura Contos lendas mitos
música danças religiosidade tipos ofícios contatos
Loja

Danças e
Festas Folclóricas
Danças e Festas
Ciclo Carnavalesco
 Afoxé
 Bonecos Gigantes
 Caboclinhos
 Escolas de Samba
 Frevo
 Maracatu Nação
 Maracatu Rural
 Trio Elétrico
Ciclo Junino
Ciclo Religioso
Ciclo do Gado
Norte
Nordeste
Centro-Oeste
Sudeste
Sul
Danças comuns a várias regiões  brasileiras




Trio Elétrico

Trio Elétrico

Trio elétrico é um caminhão adaptado com aparelhos de sonorização para a apresentação de música ao vivo, através de alto-falantes, em que são executados samba, frevos e outros ritmos. É um dos maiores fenômenos de massa do Brasil. Teve sua origem em Salvador, no ano de 1951 e, ao longo das décadas, evoluiu ao ponto de se tornar um dos grandes atrativos do Carnaval da Bahia e outras festas do país.

A tradição começou com o Fobica, em 1950, em Salvador. Dois amigos, Adolfo Antônio do Nascimento (Dodô) e Osmar Alvares Macedo (Osmar) colocaram aparelhos de som em um carro Ford 1929, conhecido como "Fobica". Eles pintaram vários círculos coloridos como se fossem confetes no veículo e colocaram duas placas, no formato de violão, escrito "Dupla Elétrica". Dodô fez uma adaptação elétrica para usar a bateria de automóvel para alimentar o funcionamento dos alto-falantes instalados na fobica.

Antes, esta festa era dividida entre o espaço da elite e o das classes mais desfavorecidas. Desde a primeira vez que saíram tocando pelas ruas de Salvador, a dupla uniu e misturou raças, credos e classes sociais. Estava assim definitivamente transformado e democratizado o carnaval da Bahia. Fenômeno este que posteriormente se estendeu para o resto do Brasil.



Carnaval

Deixe seu comentário: Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter