Terra Brasileira
Brasil Folclórico
folclore
modus Transporte
artesanato culinária
literatura Contos lendas mitos
música danças religiosidade tipos ofícios contatos
Loja

Danças e
Festas Folclóricas
Danças e Festas
Ciclo Carnavalesco
Ciclo Junino
Ciclo Religioso
Ciclo do Gado
Norte
Nordeste
Centro-Oeste
Sudeste
 Caboclinhos-MG
 Caiapó
 Calango
 Fandango de São Paulo
 Jongo
 Ticumbi
 Outras danças
Sul
Danças comuns a várias regiões  brasileiras





Sudeste : Caiapó
Caiapó
Caiapó - Foto de Nair Benedicto
Alguns folcloristas relacionam o Caiapó ao costume europeu de organizar festejos com personagens vestidos de indígenas. Há registros de que já em 1619, os jesuítas criavam bailados, em Portugal, com figurações de Tapuia e Aimoré.

Embora tenha sido praticado em várias regiões do Estado de São Paulo, hoje é mais característico apenas de São José do Rio Pardo, Ilha Bela, Piracaia e Mairiporã.
Dançado por homens com figurinos indígenas, o Caiapó tem dois personagens principais: o Cacique (tuxama-pajé) e o Curumim (menino).
O Curumim finge estar sendo perseguido por inimigos brancos e tomba, morto. Os companheiros o cercam e dançam, enquanto o tuxama age como o pajé, defumando-o, dançando ao seu redor, até ressuscitá-lo. Em seguida, todos se deslocam, repetindo a cena em outro local.
Os indígenas estão amados com arco e flecha, mas não há música nem canto, apenas instrumentos de percussão tocando: caixa, tambor, pandeiro e reco-reco.
Por tradição os dançarinos de Caiapó são temidos como se tivessem efetivamente as atribuições mágicas de pajés.

Registro anteriores: Felícitas (década de 1940)

O caiapós era muito dançado pelos indígenas da zona litorânea paulista. Com o avanço da civilização e o recuo dos silvícolas para as margens do Xingu, através dos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso, até o Pará, e por onde passaram, os Caiapós deixaram sua dança "caiapós", com raízes mais profundas no primeiro "habitat".
Os caiapós, no Amazonas, não admitem contatos com os civilizados com os quais estão em permanente guerra, talvez inspirados no antigo ódio por haverem sido escorraçados pelos brancos. O caiapó paulista é uma dança coletiva.

Indumentária: indígena.

Instrumentos musicais: corneta (de chifre de boi), chocalhos, pandeiros, reco-recos, zabumba.

Coreografia: os participantes marcham pelas ruas, em coluna por dois. Entrementes, saltam e gritam ao som da música. Procuram uma praça qualquer e fazem um circulo, sempre cantando e dançando. O cacique faz marcação com sua corneta de chifre. Cantam e dançam e, em dado momento, um indígena pequeno se lança ao chão "morto". Em seguida, cai outro, também "morto". O circulo de dançarinos rodeia os mortos e os indígenas se debruçam no chão, ficando somente o cacique de pé, tocando a corneta. Os indígenas debruçados, esconjuram os males que vitimaram os dois meninos. Obtêm êxito e os dois "mortos" ressuscitam. Levantam-se todos e começam a pular e a dançar. Satisfeitos, os caiapó terminam a cerimônia retirando-se aos gritos e aos pulos.

Veja o vídeo:

Caiapó em Piracaia

Fontes : Danças Populares Brasileiras / coordenação de Ricardo Ohtake, pesquisa de Antonio José Madureira, texto de
Helena Katz, consultor Terson da Costa Praxedes, Porto Alegre - RS - Projeto Cultural Rodhia, 1989
Danças do Brasil / Felícitas, - Rio de Janeiro: Editora Tecnoprint Ltda., sem/data



Danças Folclóricas
Deixe seu comentário: Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter