Terra Brasileira
Brasil Folclórico
folclore
modus Transporte
artesanato culinária
literatura Contos lendas mitos
música danças religiosidade tipos ofícios contatos
Loja

Danças e
Festas Folclóricas
Danças e Festas
Ciclo Carnavalesco
Ciclo Junino
Ciclo Religioso
Ciclo do Gado
Norte
Nordeste
Centro-Oeste
 Catira
 Cururu
 Dança dos Mascarados
 Siriri
 Outras danças
Sudeste
Sul
Danças comuns a várias regiões  brasileiras

Centro-Oeste : Outras Danças
Palminha
Recortado
Serra Moreninha
Volta Senhora

Palminha

Palminha é uma modalidade de quadrilha rural. É muito apreciada no Brasil Central, principalmente em Goiás. Representa mais um divertimento, no qual os participantes se entretêm com cordialidade e alegria. Dançam homens e mulheres ao mesmo tempo, aos pares.

Instrumento musical: Orquestra regional.

Coreografia: Um cavalheiro, agitando um lenço, caminha em direção a uma das damas e lho entrega, à guisa de convite para dançar. Dançam aos pares, soltos. Por fim, a dama entrega o lenço a outro cavalheiro, e dança igualmente com este. O lenço somente é devolvido ao dono depois de fazer uma volta completa.

A palminha tem figuras semelhantes às da quadrilha, principalmente os movimentos centrais, com passo à direita e à esquerda. Batem palmas, mão contra mão, no sentido inverso ao do passo, e depois com as duas mãos, girando em seguida. A coreografia desta dança assemelha-se à do caminho da roça.

Recortado

O Recortado lembra o Cateretê, do qual recebe influência, embora contraste com este pela sua vivacidade e por ser mais movimentado. É mais dançado no Brasil Central.

Indumentária: caipira típica da região.

Instrumentos musicais: viola.

Coreografia: o Recortado é dançado às vezes em fileiras opostas com danças de fileira que acabam se transformando em roda. Nesta dança os cavalheiros dançam sapateando e dando umbigada ora para a direita, ora para a esquerda. Trocam de lugares, têm passos cruzados acompanhados de palmas.
O Recortado tando pode ser executado com ou sem canto.

Serra Moreninha

Serra Moreninha é uma dança popular muito apreciada nos pousos de foliões do sul de Goiás. É uma espécie de bailado. Está classificada entre as danças de salão.

Instrumentos musicais: orquestra regional.

Coreografia: os homens compõem uma fila e as mulheres, outra, com igual número de participantes. Dão-se as mãos damas e cavalheiros, e dançam com meneios e requebros. Enquanto dançam, ao som da orquestra, os pares imitam os movimentos de serradores que puxam a serra. Entrementes cantam um estribilho.

Volta Senhora

Volta Senhora é quadrilha que faz parte dos diversos motivos do Fandango, do qual ela é a mais vistosa em efeitos coreográficos e cenográficos, sendo ela dançada principalmente no Estado de Goiás.

Instrumento musical: viola.

Coreografia: Homens e mulheres que ao compasso da viola e do canto do violeiro, executam inúmeras figuras e variações, enquanto isso os dançadores são sempre ligados entre si por lenços ou paus apropriados.
"O Moinho", uma das figuras mais apreciadas, é formada por uma roda em que as mãos direitas dos dançadores se entrelaçam formando eixo, enquanto a esquerda segura as duas extremidades dos paus (ou lenços). Executam piruetas, formando alas e outras variações, enquanto o violeiro fica do lado de fora, até que, para finalizar a dança, formam com os cacetes uma grade, em cima da qual sobe o violeiro que é levado em triunfo.


Fonte : Danças do Brasil / Felícitas, - Rio de Janeiro: Editora Tecnoprint Ltda., sem/data


Danças Folclóricas

Deixe seu comentário: Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter