Terra Brasileira
Brasil Folclórico
folclore
modus Transporte
artesanato culinária
literatura Contos lendas mitos
música danças religiosidade tipos ofícios contatos
Loja

Danças e

Festas Folclóricas
Danças e Festas
Ciclo Carnavalesco
Ciclo Junino
Ciclo Religioso
 Çairé
 Catôpe
 Congos
 Cavalhadas
 Dança de São Gonçalo
 Danças dos Orixás
 Festa ou Folia do Divino
 Guerreiro
 Marambiré
 Marujada
 Moçambique
 Reisado e Folia de Reis
 Outras danças
Ciclo do Gado
Norte
Nordeste
Centro-Oeste
Sudeste
Sul
Danças comuns a várias regiões  brasileiras

Danças e Festas: Ciclo Religioso


Moçambique
Moçambique - Comunidade dos Arturos - Belo Horizonte, Minas Gerais

No Ciclo Religioso estão incluídas as danças e festas do Ciclo do Divino e do Ciclo Natalino.
Algumas danças folclóricas, com o tempo, afastaram de seu caráter religioso aproximando-se mais do profano, lúdico e festeiro: Ver, por exemplo, Caboclinhos que é apresentado no Ciclo Carnavalesco; Os autos do boi, Bumba-meu-boi,  boi-bumbá, boi-calemba, boi mamão, boi-de-reis, boi-pintadinho, boi-surubim, reis-de-boi, etc., desvinculou-se do reisado, festa ligada ao catolicismo (Ciclo do Natal) e revestiu-se de caratér exclusivamente lúdico. Celebrado de meados de novembro a janeiro, em alguns locais passou a ser apresentado durante os ciclos Carnavalesco e Junino (Ver Ciclo do Gado: Auto do boi); Danças dos Mascarados (Ver Região Nordeste);

Ciclo do Divino: A festa do Divino, festa religiosa móvel, 50 dias após a Páscoa, que dura em torno de dez dias e termina no domingo de Pentecostes, no mês de maio. O dia de Pentecoste, data em que a Igreja Católica comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos.

Existem várias manisfestações folclóricas além da Folia do Divino ou Festa do Divino: Catopé, Moçambique, bailado popular em Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio  grande do Sul; as Cavalhadas, etc.

No Ciclo Natalino, entre o Natal e o dia de Reis, temos ainda: o auto do Guerreiro em Maceió; Bumba meu boi de Pernambuco (Ver Ciclo do Boi: Auto do boi); Marujada; durante a Marujada em homenagem a São Benedito em Bragança Paraense acontecem as danças Xote bragantino e Retumbão, (Ver Região Norte), etc.




Danças Folclóricas

Deixe seu comentário: Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter