Terra Brasileira
Brasil Folclórico
folclore
modus Transporte
artesanato culinária
literatura Contos lendas mitos
música danças religiosidade tipos ofícios contatos
Loja

Danças e
Festas Folclóricas
Danças e Festas
Ciclo Carnavalesco
Ciclo Junino
Ciclo Religioso
 Çairé
 Catôpe
 Congos
 Cavalhadas
 Dança de São Gonçalo
 Danças dos Orixás
 Festa ou Folia do Divino
 Guerreiro
 Marambiré
 Marujada
 Moçambique
 Reisado e Folia de Reis
 Outras danças
Ciclo do Gado
Norte
Nordeste
Centro-Oeste
Sudeste
Sul
Danças comuns a várias regiões  brasileiras



Outras danças
Cinzas

A procissão de Cinzas teve origem em Olinda em 1720.
A cidade dorme em completa escuridão. Subitamente ouvem-se gemidos coletivos, este lúgubre côro provoca calafrios e causa pavor. Aparece um grande número de meninos de 9 a 16 anos, talvez uns duzentos, descobertos e descalços, vestidos de saco, com aspecto tenebroso.

Coreografia: formam duas filas paralelas, dentre as quais marcham figuras alegóricas simbolizando a Morte, o Diabo, o Anjo, etc. Dançam freneticamente um Lundu, com movimentos provocantes e sensuais em completa exaltação dos sentidos e confundem-se num pandemônio de emoções eem completa mistura de classes, idade, sexos e raças.

Tambu

Tambu corruptela de tambor, é o nome pelo qual é conhecido o Batuque no Estado de São Paulo. Antigamente era chamada Caiumba,. É de origem afro-brasileira.
O Tambu é uma dança sagrada da procriação. É executada ao ar livre, em um terreno com declive.
As mulheres ficam na parte mais alta. Este acidente motiva as expressões constantes dessa dança: descerem as damas e subirem os homens.

Indumentária: Mulheres - saias pretas com babados franzidos na barra, blusa branca de mangas compridas, faixa vermelha, pano branco amarrado à cabeça, transpassado atrás e amarrado no alto; Homens - camisa branca, calça da mesma cor com faixas vermelhas, gravata preta, sapatosbrancos.

Instrumentos musicais: tambu (tambor feito de tronco de árvore de 1,30m, forrado de couro), quinjengue, matraca e dois chocalhos.

Coreografia: a coreografia do Tambu é de grande efeito decorativo. Os tocadores tocam os seus instrumentos por atrás da fileira dos homens. Formam fileiras diagonais, nunca em forma de roda ou de circulo. As “descidas” e “subidas” são feitas pelas mulheres e pelos homens ao mesmo tempo. A parte principal da coreografia é a umbigada, não sendo permitido dar mais de três em cada dama “para não engravidar antes da lua”.
Alguns dançarinos precedem a “umbigada” com malabarismos, ajoelhando-se e até rolando pelo chão.


Fonte : Danças do Brasil / Felícitas, - Rio de Janeiro: Editora Tecnoprint Ltda., sem/data


Danças Folclóricas

Deixe seu comentário: Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter