Terra Brasileira
Brasil Folclórico
folclore
modus Transporte
artesanato culinária
literatura Contos lendas mitos
música danças religiosidade tipos ofícios contatos
Loja

Danças e

Festas Folclóricas
Danças e Festas
Ciclo Carnavalesco
Ciclo Junino
Ciclo Religioso
Ciclo do Gado
Norte
Nordeste
Centro-Oeste
Sudeste
Sul
Danças comuns a várias regiões brasileiras
 Samba
 Lundu
 Tirana
 Outras danças




Danças  Folclóricas: Lundu
O Lundu é uma dança sensual de origem africana. Em princípio, foi uma dança lúbrica e ardente dos negros, tendo depois passado para os salões com feição brejeira, afinal se perdendo na transformação incessante de novas formas.

Instrumentos musicais: bandolim.

Coreografia: o Lundu é acompanhado por bandolim. Não é usado o acompanhamento por canto. Seu ritmo é de 6/8, e de motivo animado, lembrando a dança escocesa.
Os componentes desta dança acham-se sentados em torno de uma sala à espera do início do folguedo. Uma mulher levanta-se e dirige-se para o centro do circulo, com passos provocantes.
Um homem sente a sua atenção despertada pelos seus requebros e segue seus movimentos. Os instintos entram em ebulição. E a volúpia apodera-se dos dançarinos em escala crescente. E dançam em volteios sensuais até que a mulher, desfalecendo, cai nos braços do homem, e cobre o rosto com seu lenço, para ocultar a sua emoção.

Lundu
Lundu - Século XIX, Rugendas

Outra modalidade do Lundu é dança de roda, muito apreciada na Ilha de Marajó e nos arredores de Belém, no Estado do Pará. (ver Região Norte: Lundu)
É de origem africana e, pode-se dizer, dançada exclusivamente por mulheres, uma vez que os homens apenas fazem parte da roda.

Indumentária: saia bastante rodada, de estampados vivos.

Instrumentos musicais: tambores, pandeiros, e às vezes instrumentos de corda.

Coreografia: homens e mulheres formam um circulo. Uma moça entra na roda e dança, evoluindo em graciosos volteios, arregaçando a saia em movimentos rápidos. Depois de longas voltas, suspende a saia e fá-la descer sobre a cabeça de um dos homens. Com isto põe fim a dança, provocando hilaridade geral.
(Ver também o Lundu da Ilha de Marajó na Região Norte)

Fonte : Danças do Brasil / Felícitas. - Rio de Janeiro: Editora Tecnoprint Ltda., sem/data (década de 1940)


Danças Folclóricas

Deixe seu comentário: Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter