Terra Brasileira
Brasil Folclórico
folclore
modus Transporte
artesanato culinária
literatura Contos lendas mitos
música danças religiosidade tipos ofícios contatos
Loja

Ofícios e Técnicas
 -Derrubada
 -Queimada
 -Mutirão
Contribuição Indígena
Contribuição Africana
Ciclo do Açúcar
Ciclo do Gado
Ciclo do Ouro
Ciclo do Café
Produtos da Terra
Primeiras Fábricas
Ofícios Urbanos


Mutirão
Auxilio gratuito que prestam uns aos outros os lavradores, reunindo-se todos os da redondeza e realizando o trabalho em proveito de um só, que é o beneficiado, mas que nesse dia faz as despesas de festa ou função. Esse trabalho pode ser a colheita, queima ou roçado, ou plantio, ou taipamento ou construção de uma casa.
Brasil: muxirão, muxirã, muquirão, putirão, pixurum, ponxirão, punxirão, ademão, bandeira,  batalhão, boi-de-cova, corte. (Dicionário Aurélio)


Mutirão - Tudo promete uma colheita farta e o sertanejo não poupa esforços no intuito de aumentá-la: seja no preparo do terreno, desde a derrubada da mata agreste, formando roçado novo, seja a segunda ou terceira planta (replanta) em capoeira batida, seja em terreno de vazante. Não lhe passa pela mente a vinda de outra seca,

Tão grande é a sua tarefa e tão poucos os seus recursos que ele a divide com os vizinhos, os compadres, os amigos: faz um mutirão. Todos se reúnem para levar de vencida a empreitada, o que um homem sozinho levaria muitas semanas para fazer será feito em poucos dias, nessa espécie de cooperativismo onde o trabalho será retribuído com o trabalho e diz muito bem que a união faz a força.

O machado tem "um palmo de boca", sem nenhum "dente", bem afiado em "pedra mansa", corta mosquito no ar, para o caso de uma derrubada; esta começou tarde: não houve tempo bastante para que as árvores, as ramagens, secassem e o roçado não queimou, - ficou sapecado, resultando, deste primeiro insucesso, um acervo de coivaras que precisam ser feitas para desimpedir o terreno. Com isto, uma vez queimadas as coivaras - feitas com sacrifício, juntando bem os ciscos com ganchos de três pernas - centenas e centenas de manchas escuras devido às queimadas marcam a área do roçado à semelhança de uma pele eriçada de eczema, e onde a plantação cresce com mais viço. 
Mutirão
MutirãoIlustração de Percy Lau
A enxada, encaibrada a capricho, bem deitada, pesa 3 libras. O cabo tem quase duas vezes a altura de um homem e foi trazido do Morro Grande, depois de um dia de procura. É de "maria-mole", tão reto que parece uma vela. Foi assado ao fogo, antes de ser descascado, em tiras compridas que pareciam correias. Assim não rachará e resistirá muito mais ao tempo. Todos o invejam e ele - seu venturoso dono - conta, com orgulho, desde a saída de casa para a sua obtenção e o seu cuidadoso preparo: uma história comprida e simples, contada num linguajar próprio, bem podia ser resumida em poucas palavras. E os outros o aplaudem e dão valor ao achado: não há dinheiro
que pague!

Tem festa. E corre de boca em boca a sua fama, se a tem. Todos precisam saber o quanto ali se gastou, o quanto ali se divertiu. Sanfona de oito baixos, todas as noites, violas e desafios, "cocos" e bebidas. O melhor machadeiro, o melhor enxadeiro, são apontados com distinção e louvor. Os piores são alvos das críticas mais acerbas, ficam envergonhados quando se fala em mutirão.

Os mutirões crescem de importância segundo o volume da tarefa realizada, o número de homens empregados, dos gastos feitos e da festa havida. Há os que marcam épocas e se tornam tradicionais. Os há, também, improvisados e extemporâneos: a cobertura de uma casa, a desmancha da mandioca, a quebra do milho, o corte do arroz, a apanha do algodão, a arranca do feijão.

Em nenhuma outra ocasião trabalha com mais ardor, o sertanejo, com mais espontaneidade e com mais rendimento. Não importa que o seu trabalho não seja pago em dinheiro. O que importa é que ele tenha demonstrado o seu valor, não tenha ficado "atrás" do eito, "encurralado" ou "encoberto". Assim não será motivo de debiques nem chacotas e nem será desmerecido. Pode apresentar-se diante da mulher dos seus sonhos sem constrangimento algum, ao contrário: altaneiro e envaidecido, gozando do bom conceito dos seus companheiros - no próximo mutirão, lá estará com a fama conquistada, invejado pelos homens  admirado pelas mulheres ...


Fontes: Mutirão / Rosalvo Florentino de Souza in Tipos e Aspectos do Brasil. - Departamento de Documentação e Divulgação Geográfica e Cartográfica / Instituto Brasileiro de Geografia / Fundação IBGE. - Rio de Janeiro, 1970


Ofícios e Técnicas
Deixe seu comentário: Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter