Terra Brasileira
Brasil Folclórico
folclore
modus Transporte
artesanato culinária
literatura Contos lendas mitos
música danças religiosidade tipos ofícios contatos
Loja

 Tipos Regionais e Trajes
 Indígenas
 Bandeirantes
 Africanos
 Região Norte
 -Arpoador de Jacaré
 -Canoeiros
 -O Castanheiro
 -O Juteiro
 -Mineradores
 -Pescador de Pirarucu
 -Seringueiros
 -Vaqueiro de Marajó
 -Vaqueiro do Rio Branco
 -Vendedora de Tacacá
 -Veja também:
   Padeiro Flutuante
 Região Nordeste
 Região Centro-Oeste
 Região Sudeste
 Região Sul
 Uniformes

Tipos Regionais : Norte
O Juteiro
O Juteiro
O Juteiro - Ilustração de Barboza Leite
O cultivo da juta é responsável pelo aparecimento de mais um tipo na galeria dos habitantes rurais da Amazônia. Cultura introduzida por imigrantes japoneses, na década de 1930, cujas técnicas de plantio foram logo assimiladas pelos caboclos do médio Amazonas, tornou-se em pouco tempo o principal produto comercial amazonense.
O médio Amazonas é a principal área de cultura da juta e para lá tem  convergido populações, por vezes de regiões longínquas, ligadas outrora ao extrativismo florestal.

Está bem nítida na paisagem, ainda em organização, a chegada recente do caboclo juteiro. Casas de palha de sopapo, muitas vezes verdadeiros ranchos improvisados, abrigam uma ou mais famílias.
Aglutinados em torno do chefe de família, com alguns trapos a cobrir-lhes o corpo, cabeludo, de pés no chão, crianças barrigudas; chegam eles ávidos de melhores condições de vida.
Logo ele passa a familiarizar-se com a nova atividade e o meio a que está ligado. As condições de plantio de juta o obrigam a um contato íntimo com o rio, já que o calendário agrícola daquele produto é em função do seu regime.

Em novembro e dezembro, quando baixam as águas, inicia-se o plantio. Enquanto cresce a juta, o caboclo dedica-se a uma agricultura de subsistência, consistindo de mandioca, milho, abóbora, etc. A noitinha ele pesca. O peixe, abundante nos rios de águas brancas e regiões lacustres, constitui a fonte de proteínas de sua alimentação, de vez que a caça, nos dias atuais, já não lhe fornece o rendimento de outrora. Os demais produtos são adquiridos nas casas flutuantes e principalmente nos regatões.

Quando o caboclo mora próximo dos flutuantes, é comum estabelecer-se um regime de trocas entre sua pequena produção e os gêneros de primeira necessidade, como querosene, sal, açúcar, etc.
Decorridos seis meses, quando a roça já foi colhida e as águas começam a subir nos rios, invadindo os jutais, é chegada a época em que o juticultor lhes dedica todo o tempo de suas atividades.

De facão em punho, descalço, e com o seu inconfundível chapéu de palha, de tez bastante queimada pelo sol, desce as barrancas do rio, em direção à várzea onde está o jutal, passando o dia no corte. Esta operação é bastante morosa, de vez que é feita de caule a caule, enfeixada em molhos, amarrados com a própria fibra da juta e em seguida carregados para dentro d'água. Aí permanecem os feixes de 15 a 20 dias para separar os fascículos fibrosos por fermentação.

Ele trabalha 12 horas dentro d'água, retirando a juta, batendo-a, lavando-a e colocando-a em varais para secar. Tais tarefas exigem mão-de-obra abundante e eficiente que, muitas vezes, é complementada pela própria família do juticultor, ou pelo sistema do ajuri (correspondente ao "mutirão" do sul), ajuda mútua empregada pelos caboclos.
Eles sujeitos a uma série de doenças, pelo fato da longa permanência dentro d'água.
É um trabalho árduo, exigente, exaure ao máximo o juticultor, não lhe proporcionando grandes rendimentos. A medida que o tempo passa, ele próprio, cada vez mais desiludido e confuso, não sabe se valeu a pena ter-se deslocado de regiões distantes em busca de nova fortuna, baseada na juta.

Fonte: O Juteiro / Írio Barbosa da Costa in Tipos e Aspectos do Brasil. - Departamento de Documentação e Divulgação Geográfica e Cartográfica / Instituto Brasileiro de Geografia / Fundação IBGE. - Rio de Janeiro, 1970



Volta ao Topo

Deixe seu comentário: Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter