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Na
Europa tentavam-se muitos tipos de motores para superar o vapor. O que
só ocorreu em 1860, quando apareceu o motor Lenoir, que funcionava
usando gás de iluminação. Devido ao alto custo deste gás, procurou-se,
por volta de 1875 outros combustíveis alternativos, como a benzina,
derivado do petróleo, e o gás de Ligroin. Gottlieb Daimler propõe criar
um engenho para motorizar os mais diversos tipos de carruagens, mas a
diretoria da fábrica de motores a gás Deutz não aceita sua proposta.
Desgostoso, afasta-se da empresa em 1882, criando sua própria
indústria, e em 1899 ele atravessa a ponte de Westiminster, em Londres,
com o primeiro ônibus a gasolina, com rodas de ferro.
Em 29 de Janeiro de 1886, Karl Benz solicitou uma patente para seu veículo motorizado. Em novembro do mesmo ano, recebeu Benz Patent No. 37435a, e sua invenção de três rodas desde então tem sido reconhecido como o primeiro automóvel do mundo. No início do século XX, a tração a vapor equipava 40% dos veículos rodoviários motorizados de passageiros. Na mesma época e graças aos aperfeiçoamentos do acumulador elétrico (bateria), inventado por Gaston Platé, ônibus elétricos circulam na Ingaterra, já na clássica versão de dois andares. Em 24 de abril de 1903, inaugurou-se o primeiro serviço de auto-ônibus do mundo, também na Inglaterra. Em novembro de 1905, foi a vez da França, fazendo circular, por ocasião de uma exposição de automóveis em Paris, um auto-ônibus entre a Bolsa e o Cours de La Reine. |
O primeiro
automóvel do mundo.
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Fontes e conexões relacionadas: | http://www.fiesp.com.br/sinpec/sobre-o-sinpec/historia-do-pneu/ |
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