Volta ao Portal incicial: Terra Brasileira
Brasil Indígena
História dos Contatos
Integração
Povos Indígenas Modus
Mitos
Ritos
Ornamentação
Questões Indígenas
Contatos

Volta ao início: Brasil Indígena

Grupos isolados
-Reportagem de 1996
-Equivoco antropológico
-O Massacre
Contato Intermitente
Contato Permanente
Integrados





Isolados
(ou Arredios ou Hostis)
Grupos indígenas isolados da sociedade brasileira


"Isolados" são as tribos que, vivendo em zonas não alcançadas pela sociedade brasileira, só tinham experimentado contatos acidentais e raros com civilizados. Apresentavam-se como simplesmente “arredios” ou “hostis”, tendendo para esta última categoria aquelas que já se
defrontavam com frentes pioneiras e haviam sofrido violências por parte dos invasores dos seus territórios. Umas e outras tiravam da região em que viviam e do seu próprio trabalho tudo de que necessitavam, mantendo plena autonomia cultural.
Nesta categoria se encontravam, por volta de 1900, cento e cinco tribos (que se sabia da existência na época, pois deviam existir diversos grupos em áreas inexploradas, dos quais não se tinha notícia), ou seja 45,6 por cento do total de duzentos e trinta.
Isolados 2009
Indígenas  isolados avistados em 2009 em uma região do Acre, Brasil
Foto de
Gleilson Miranda/Secretaria de Comunicação do Estado do Acre
As tribos “isoladas” eram as mais populosas, as que apresentavam maior vigor físico e que melhor conservavam o patrimônio cultural. Em suas aldeias se podiam encontrar alguns artigos industriais, como instrumentos de metal, adornos e também, frequentemente, animais e plantas cultivadas de origem alienígena. Todavia, estes elementos eram obtidos através de guerra ou do escambo com tribos vizinhas e, às vezes, como produtos de saque a núcleos pioneiros.

Das 105 (cento e cinco) tribos isoladas em 1900 assim se distribuíam em 1957:
33 (trinta e três) tribos permaneceram isoladas, 23 (vinte e três) entraram em convívio intermitente, 13 (treze) em convívio permanente, 3 (três) se integraram e 33 (trinta e três) foram levadas ao extermínio.

Em 1996, em reportagem de Ulisses Capazoli, se constata a presença de 60 (sessenta) grupos isolados e em 2000, segundo o Instituto Socioambiental: “há pelo menos 42 evidências de INDÍGENAS ISOLADOS, assim chamados aqueles cujo contato regular com agências indigenistas, especialmente a agência governamental, não foi estabelecido e anunciado publicamente. Exceto uma em Goiás (supostamente Avá-Canoeiro), todas as demais estão localizadas na Amazônia Legal (AC, AM, AP, MA, MT, PA, RO e RR).
A FUNAI tem um departamento de Indígenas Isolados que, em abril de 2000, era responsável por seis “Frentes de Proteção Etno-Ambiental”: Avá-Canoeiro (GO), Rio Envira (AC), Guaporé (RO), Rio Madeirinha (RO/MT), Rio Purus (AC) e Vale do Javari (AM).”

Fontes : Os Índios e a Civilização / Darcy Ribeiro. - São Paulo: Círculo do Livro S.A. s/data
Povos Indígenas no Brasil, 1996-2000 / Carlos Alberto Ricardo (editor). – São Paulo: Instituto Socioambiental, 2000
Foto indigenas isolados : Por Gleilson Miranda/Secretaria de Comunicação do Estado do Acre - http://www.acre.gov.br/



Volta ao Topo

Deixe seu comentário: Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter