Volta ao Portal incicial: Terra Brasileira
Brasil Indígena
História dos Contatos
Integração
Povos Indígenas Modus
Mitos
Ritos
Ornamentação
Questões Indígenas
Contatos

Volta ao início: Brasil Indígena

Contato Intermitente
Contato Permanente
Integrados





Contato Permanente
Grupos Indígenas com contato permanente



São as tribos que mantinham comunicação direta e permanente com grupos mais numerosos e diferenciados de representantes da civilização.
Haviam perdido em grande parte a autonomia cultural, uma vez que se encontravam em completa dependência do fornecimento de artigos de metal, sal, medicamentos, panos e muitos outros produtos industriais. Conservavam, porém, os costumes tradicionais compatíveis com sua condição, conquanto estes mesmos já se apresentassem profundamente modificados pelos efeitos cumulativos das compulsões ecológicas, econômicas e culturais correspondentes a grau de integração.
Crescera o número de indivíduos capazes de se exprimir em português, alargando assim os canais de comunicação com a sociedade nacional. A população continuava decrescendo, até chegar em alguns em alguns casos a índices tão baixos que, tornando inoperante a antiga organização social, fazem desaparecer toda uma série de instituições originais.
Contato com os Korubo
Sidney Possuelo no primeiro contato pacífico com os Korubo
Foto : Ricardo Beliel, 1996
Chamados a participar da economia mercantil da região, desorganiza-se seu sistema de provimento da subsistência, quebrando-se os antigos núcleos de cooperação e aumentando cada vez mais sua dependência em relação à sociedade nacional. Concomitantemente com este processo de incorporação na economia regional, tem lugar uma ruptura do antigo sistema de controle social, pela desmoralização do corpo tribal de sanções e das instituições reguladoras da conduta. Desde então, o nível de preservação ou alteração da cultura tradicional passa a depender do grau de integração e das circunstâncias em que se dá o contato. Alguns grupos organizam, nessa altura, movimentos de reorganização cultural, seja procurando fugir ao contato para reorganizar a vida nas velhas bases quando isto ainda é praticável, seja mergulhando em movimentos revivalistas.

Nessas condições se encontravam, em 1900, trinta e nove grupos indígenas, ou 16,9 por cento do total de duzentos e trinta.

Fonte : Os Índios e a Civilização / Darcy Ribeiro. - São Paulo: Círculo do Livro S.A. s/data



Volta ao Topo

Deixe seu comentário: Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter