Terra Brasileira
Brasil Folclórico
folclore
modus Transporte
artesanato culinária
literatura Contos lendas mitos
música danças religiosidade tipos ofícios contatos
Loja

 Religião
 Religiosidade no Brasil
 Ordens Religiosas
 Os Jesuítas
 Catolicismo
 -Igreja Católica
  Apostólica Romana
 -Concílios e Sínodo
 -Hierarquia na Igreja    Católica
 -Os Sacramentos
 -Ano Litúrgico
 -Natal
 -Ciclo da Páscoa
 -A Missa
 -A Bíblia
 -O Terço
 -Orações
 -Os Anjos
 -Os Santos Populares
 Protestantismo
 Religiões Afro-brasileiras
 Igrejas
 Ecumenismo

Catolicismo
Vaticano
Praça São Pedro / Cidade do Vaticano / Sede da Igreja Católica Apóstica Romana / Roma - Itália

Catolicismo
Religião dos cristãos que reconhecem o papa como chefe espiritual.

O Catolicismo funda sua unidade sobre uma comunidade de fé, sacramentos e vida religiosa. Una, a fé católica repousa sobre um triplo fundamento: as escrituras, que são a palavra de Deus; a Tradição, que é a continuidade da ação divina; a Igreja, depositária e única intérprete autorizada da verdade.
Se no essencial, o catolicismo concorda com as outras Igrejas cristãs no que concerne à Revelação (Antigo e Novo Testamento), sua concepção da Tradição, que é para ela o prolongamento da Revelação pelo ensino da Igreja, difere totalmente da concepção protestante.
Para o catolicismo, as crenças são verdades cristãs dadas desde os tempos apostólicos, mas explicitadas pouco a pouco ao longo das épocas. Verdades vivas, portanto suscetíveis de progresso e desenvolvimento ulteriores, os dogmas evoluem sem mudar, permanecendo idênticos a si mesmos enquanto se desenvolvem. Melhor: a Tradição é uma realidade na qual a vida e a fé se exprimem e se propagam. Do mesmo modo, a vida sacramental não está fora dela, mas a prepara, mantém ou prolonga; da mesma forma ocorre com os santos, que manifestam Deus por meio de sua vida. A fé católica é, portanto, o ato por meio do qual se crê nas verdades que Deus revelou por seu Filho e por sua Igreja. Estas estão contidas no símbolo dos Apóstolos: crença em Deus, no mistério da Santíssima Trindade, nos mistérios da Encarnação, da Redenção e da Ressurreição, na ressurreição da carne e na vida eterna.

O caráter ecumênico do Concílio Vaticano II, as mensagens universais do papa João XXIII, as viagens dos papas Paulo VI, João Paulo II e do atual Francisco a todo o mundo, tem ampliado pouco a pouco a noção de catolicidade.


A fé é sustentada por sete sacramentos reconhecidos pela Igreja Católica:
- Batismo;
- Confirmação (Crisma);
- Confissão;
- Eucaristia;
- Ordem;
- Matrimônio;
- Extrema-unção.

Simultaneamente, à unidade da fé, constituindo-se uma unidade eclesial em torno do papa, bispo de Roma, ao qual está subordinada a autoridade dos bispos responsáveis pelas dioceses. A reunião dos fiéis, que o batismo congrega na Igreja, é uma continuação da vida de Cristo.
Desde o Concílio Vaticano II, novas orientações foram implantadas, ligadas a um melhor conhecimento das posições das outras Igrejas cristãs (ecumenismo).
Segundo o Escritório de Estatística do Vaticano, o número de católicos passou de 1,11 bilhão em 2005 para 1,27 bilhão ao final de 2014, 17.8% da população mundial. Em dez anos, 157 milhões de pessoas foram batizadas.
A Maior expansão ocorreu na África, com 41% de católicos em 10 anos. Na Ásia aumentou 20%; nas Américas o aumento foi de 11,7 %. Segundo o Vaticano, o continente americano ainda representa 50% dos católicos do planeta. Na Europa a taxa foi de apenas 2% em dez anos. Hoje 40% dos europeus se dizem católicos.

Catolicismo no Brasil

O Brasil é o primeiro país do mundo em número de católicos. Na América, seguem-se México, Colômbia, Argentina, Peru, Venezuela, Equador, Chile, Guatemala, República Dominicana, Bolívia, Haiti, Cuba, Honduras, Paraguai, Nicarágua, El Salvador, Costa Rica, Porto Rico, Panamá e Uruguai.

O Vatican Information Service trouxe as seguintes estatísticas sobre a Igreja católica no Brasil, os dados são de 31 de dezembro de 2011:

“O Brasil tem uma população de 195.041.000 de habitantes, dos quais 164.780.000 são católicos, ou seja, 84,48%. Há 274 circunscrições eclesiásticas, 10.802 paróquias e 37.827 centros pastorais.
Realizam as tarefas de apostolado 453 bispos, 20.701 sacerdotes, 2.702 religiosos e 30.528 religiosas; os diáconos permanentes são 2.903. Há 1.985 membros leigos de institutos seculares, 144.910 missionários leigos e 483.104 catequistas. Os seminaristas menores são 2.671 e os maiores 8.956”.

“A Igreja Católica tem no Brasil 6.882 centros educativos de todos os níveis, nos quais estudam 1.940.299 alunos, além de 3.257 centros de educação especial. Há também 5.340 centros assistenciais de propriedade da Igreja ou dirigidos por eclesiásticos: 369 hospitais, 884 ambulatórios, 22 leprosários, 718 casas para idosos e portadores de necessidades especiais, 1.636 orfanatos e creches e 1.711 consultórios familiares e centros para a proteção da vida”.
                     
Fonte: Grande Enciclopédia Larousse Cultural - São Paulo: Editora Nova Cultural, 1988, com atualização de dados estatísticos do Vaticano.
Estatística para o Brasil: http://www.paulinas.org.br/radio/pt-br/?system=news&id=4591&action=read
Cidade do Vaticano: © Maciej Krynica | Dreamstime.com - Saint Peter\'s square

Deixe seu comentário:
Religiosidade
Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter