Terra Brasileira
Brasil Folclórico
folclore
modus Transporte
artesanato culinária
literatura Contos lendas mitos
música danças religiosidade tipos ofícios contatos
Loja

Mito Nacional
O Saci-Pererê
Mitos Gerais

Mitos Regiões
 Norte
 Nordeste
 Centro-oeste
 Sudeste
 Sul





Mitos 

Mitos

Mito é a ação constante e individualizada de seres e de coisas que se dão no céu e na terra. O  mito transfigura os seres e os fenômenos naturais, transformando-os em totens e tabus. Num sentido mais amplo o mito tanto se refere a personagens sobrenaturais, como a objetos extraordinários ou regiões fantásticas, que existem na mentalidade de tribos e povos. Eles sempre contêm símbolos de sentido oculto ou manifesto, que coordenam os anseios e temores humanos com os grandes fenômenos naturais. Existem mitos zoológicos, aquáticos, florestais e minerais, estes últimos relativos a pedras e montanhas. Alguns mitos vivem em estórias e em acalantos, como o Tutu-marambá e outros bichos papões. Entre os mitos mais conhecidos encontramos: O Saci, o Lobisomem, o Curupira, o Boitatá, a Mula-Sem-Cabeça, o Corpo-Seco, etc. Os mitos podem ser gerais, regionais, ou locais.

Os gerais são conhecidos, não só no Brasil, como em diversas regiões do mundo e se originaram em tempos imemoriais. Entre os brasileiros, além dos já citados encontramos: a Pisadeira, o Papa-Figo, Anhangá, Caboclo d’Água, etc.
Dos regionais temos: A Porca dos Sete Leitões, em São Paulo; o Famaleal (Famaliá), no norte de Minas Gerais; Pai do Mato, em Goiás; Cobra Norato, no Pará; Boi Vaquim, no Rio Grande do Sul; Tibanaré, em Mato Grosso; e assim por diante.
Dos locais encontramos: Alamoa, em Fernando de Noronha; Assombração da Rede, em Guarapiranga (São Paulo); Ana Jansen, em S. Luís (Maranhão); o Vulto Branco, em Poços de Caldas (Minas Gerais), etc.

Fonte : Folclore Brasileiro / Nilza B. Megale- Petrópolis: Editora Vozes, 1999.


Saci-Pererê

Deixe seu comentário: Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter