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Danças e Festas Folclóricas |
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Grupo Indígena No Grupo Indígena, por sua vez, os instrumentos predominantes são o pandeirão e a matraca² que, juntos com o maracá e o tambor-onça, dão um ritmo mais lento, mais cadenciado, menos agressivo, mais festivo, altamente contagiante ao bailado de poucos gingados, de gestos bruscos, rápidos e curtos, semelhante à dança timbira. Deslocando-se em circulo, apresenta uma postura monótona e repetitiva, sempre em determinado sentido. Neste grupo, destacam-se os caboclos ou índios reais com seus grandes chapéus de pena de avestruz ou de pavão, com os penachos, as palas altas, os grandes capacetes. É o grupo que respeita mais o enredo original. Grupo Branco O Grupo Branco que já aparece neste século, fruto da diversidade de ritmos, não possui um grupo de instrumentos fixos, mas identifica-se pelos banjos, bumbos e taróis para o ritmo; saxofones, clarinetes e pistões para a harmonia, acompanhados pelo maracá³ para marcar o equilíbrio. O ritmo é um instante entre o batuque dos bois de matraca e baião. É um ritmo sacudido, brincalhão, alegre e gostoso, contagiante e com grande poder de comunicação. Há, nesse grupo, uma percepção estética maior para os bordados - laterais e frontais - onde sobressaem miçangas, canutilhos e paetês em desenhos elaborados com rigor. O bailado, herança européia das danças de salão, é feito em par, em duas fileiras, formando um só conjunto de homens, de mulheres ou de homens e mulheres. 1-
Zabumba: é o nome chulo dado ao bombo, instrumento de percussão que
exprime a pancada (Záz). Chega ao Brasil no século XVIII, torna-se
popular nos sambas, batuques, maracatus, autos, pastoris e Zé Pereiras,
constituindo a nota predominante dessas danças. Já o tambor de fogo é
um instrumento tosco, feito de tronco de mangue ou siriba, ocado a fogo
e recoberto de couro cru, preso à armação através de torniquetes de
madeira, chamados cravelhas. É o instrumento utilizado pelas tribos
para troca de informações.
2- Grande pandeiro com diâmetro de um metro aproximadamente, feito de madeira flexível e coberto por couro de cabra. As matracas formam um instrumento feito de peças de madeira que quando batem uma na outra no sentido vertical ou horizontal repinicam num som estridente. 3- Maracá: antigamente, instrumento feito de cabaça e cabo de madeira, cheio de pedras, grãos de milho ou chumbinho, que era adornado com penas e pintado de vermelho. Servia para dar ênfase às falas do pajés durante as curas. Hoje feito de latão, é o contraponto ou a batida comum aos três grupos. |
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Fonte : Mídia e experiência estética na cultura popular: o caso do bumba-meu-boi / Francisca Ester de Sá Marques. - São Luís: Imprensa Universitária, 1999
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