Terra Brasileira
Brasil Folclórico
folclore
modus Transporte
artesanato culinária
literatura Contos lendas mitos
música danças religiosidade tipos ofícios contatos
Loja

 Tipos Regionais e Trajes
 Indígenas
 Bandeirantes
 Africanos
 Região Norte
 Região Nordeste
 -Aguadeiros
 -Baianas
 -Barqueiros
 -Barranqueiros
 -Caiçaras
 -Cambiteiros
 -Carreiros
 -Cassacos
 -Cangaceiros
 -Colhedores de coco
 -Faiscadores
 -Fazedeira de Redes
 -Jangadeiros
 -Louceiras
 -Pescador de Tarrafa
 -Rastejadores de abelhas
 -Rendeiras
 -Tangerino
 -Tirador de Caroá
 -Vaqueiro do Nordeste
 -Vaquejada
 -Vendedor de Coco Verde
 -Vendedor de Palha
 -Vendedor de Redes
 Região Centro-Oeste
 Região Sudeste
 Região Sul
 Uniformes

Tipos Regionais do Nordeste
Vendedor de Coco Verde
O Coqueiro (Cocos nucifera) empresta à paisagem nordestina um dos seus aspectos mais pitorescos.

É pouca a sua importância econômica, mas exerce sensível influência nos costumes; principalmente entre as populações litorâneas. O seu produto principal, a amêndoa, oferece diferentes tipos de aproveitamento. Focalizamos aqui a utilização da água que ela contém, e que é consumida, geralmente, em estado natural, enquanto o coco está verde.

O coqueiro tem o seu habitat em quase roda a extensão litorânea do país, compreendida entre Ceará e Espírito Santo com mais freqüência e, daí até São Paulo, em declínio. Mas é, sobretudo na Bahia, em Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Ceará que o seu cultivo se desenvolve com intensidade. Daí porque o vendedor de coco verde é mais encontrado nas capitais daqueles estados, ocorrendo a sua presença, esporadicamente, em cidades interioranas.

O vendedor de coco verde é tipo familiar ao transeunte urbano; pode ser encontrado nas praias, nas feiras e nas praças, em locais de bastante frequência humana. Não tem indumentária especial e só no exercício de sua atividade adquire realce. As vezes o produto é carregado em dois cestos suspensos de uma vara. Sob o peso da carga o trabalhador percorre os logradouros escolhidos, muitas vezes transferindo a "mercadoria" 
Vendedor de Coco Verde
Vendedor de Coco Verde - Ilustração de Percy Lau
de depósitos distantes até ao local de venda: uma cerimônia festiva, uma parada militar, enfim, manifestações públicas que  resultam em concorrido agrupamento humano e onde, conseqüentemente, à semelhança de refrescos e refrigerantes, a água de coco tenha preferência.

Pelas estradas de intenso trânsito e às margens das praias de veraneio, encontramos outro tipo de vendedor de coco verde, que oferece aspecto diverso na sua atividade. A diferença está na instalação precária mas permanente, do seu negócio: uma palhoça rústica, coberta. de folhas de coqueiro, nem sempre com paredes, onde os cocos se amontoam ao abrigo do sol. Sobre um jirau, à guisa de balcão, frutos descascados esperam consumo. Alguns troncos sobre espeques ou simplesmente jogados ao chão, acomodam os fregueses quando, com agilidade e a golpes de facão, o caboclo desbasta a extremidade inferior das amêndoas, perfurando-as de modo a permitir
que se beba o líquido no próprio fruto.


Fonte :  O Vendedor de Coco Verde / Francisco Barbosa Leite  in Tipos e Aspectos do Brasil. - Departamento de Documentação e Divulgação Geográfica e Cartográfica / Instituto Brasileiro de Geografia / Fundação IBGE. - Rio de Janeiro, 1970


Volta ao Topo

Deixe seu comentário: Deixe seu comentário:
Correio eletrônico Facebook
Livro de visitas Twitter